POSSIVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS
De acordo Pedro Demo a escola ainda está distante dos desafios do século XX. Na Escola, a criança escreve porque tem que copiar no quadro. Na Internet, escreve porque quer interagir com o mundo, A linguagem do século XXI – Tecnologia, Internet – Permite uma forma de aprendizado diferente. Isso tem sido chamado de aprendizado situado. Um aprendizado de tal maneira que apareça sempre na vida da criança. Aquilo que ela aprende, quando está mexendo na Internet, são coisas da vida. Quando ela vai para a escola não aparece nada. A linguagem que ela usa na escola, quando ela volta para casa ela não vê em lugar nenhum. Então a escola precisa mudar para acompanhar o ritmo dos alunos? Precisa e muito, não que a escola esteja em risco de extinção, não acredito que a escola vai desaparecer. Mas temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI, que não aparecem na escola. Eu acredito que uns dos grandes desafios e o professor, arrumar uma pedagogia na qual ele nasça de uma maneira diferente, não seja só vinculado a dar aulas. Todos os professores devem fazer parte desse guadro de mudanças e grandes avanços a partir da tecnologia. Faz necessário incentivar os alunos a desenvolver suas capacidades e habilidades de aprendizado. Este processo de mudança de atitudes é longo e com diferentes graus de evolução, devido á diversidade na formação dos professores.
Na Sociedade atual, desde cedo, muitas crianças estão em contato com as tecnologias, mudando seus modos de comunicação e de interação.
Percebe-se, dessa forma, que o processo de ensino e aprendizagem necessita de inovações e mediações para realmente atingir seus objetivos nesta sociedade em constante mudança.
ETAPAS DA VIDA
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário