terça-feira, 28 de setembro de 2010

Memorial reflexivo
Raquel Rodrigues Alves


Ao iniciar este curso não tinha muita afinidade e interesse com o mundo virtual, através da realização das atividades, hoje consigo interagir com os demais cursistas, utilizando a ferramenta blog, as mais variadas experiências vivenciadas no cotidiano escolar construindo coletivamente o conhecimento e buscando a utilização e integração das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
Realizando leitura no guia do cursista tive como um grande norte que contribuiu efetivamente na realização com êxito das atividades propostas. De acordo com Pedro Demo:
A internet é mais valiosa para a educação como matéria prima de construção do que como mídia. Assim, em vez de entrar em um ambiente pré-construído, que os próprios alunos construam seus ambientes. Em vez de configurar a um grupo centralizado a produção de material didático, que os próprios alunos, de forma descentralizada, produzam documentação pra ajudar os outros. Em vez de criar proibições, estimular as possibilidades e a responsabilidade cidadã de cada aprendiz. Em vez de teste de múltiplas escolhas, propor formas alternativas de avaliação qualitativa de projeto e não de pedaços desconexos de informação. No lugar de massificar o que já existe inaugurar um novo mundo de aprendizado aonde a personalização não seja um mero narcisismo comunista, mas possibilidade de expressão e colaboração.

Diante deste conceito, observei que a aprendizagem significativa se dá no momento em que o aluno ou professor consegue ser autor do seu próprio saber, produzindo a partir do saber empírico seu próprio texto e ou material proposto.
Utilizando a educação a distancia que tem como principal ferramenta de trabalho a internet, o aluno por sua vez se torna cada vez mais responsável em cumprir sua carga horária de estudo.
No meu primeiro contato com o curso tive um pouco de dificuldade, pois tudo na área da tecnologia para mim era novo, sabia apenas o necessário, hoje consigo manusear com facilidade a página do E-proinfo e hoje posso ousar na minha prática pedagógica melhorando o processo de aprendizagem dos meus alunos.
Atualmente nossos alunos têm contato com as tecnologias muito cedo, mudando seus modos de comunicação e interação. Percebe-se que a escola precisa mudar para acompanhar o ritmo dos seus alunos, desta forma temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI. Acredito que um dos grandes desafios é a mudança do papel professor, apropriando-se de uma maneira diferente, e que não seja só vinculada a dar aula.
Hoje busco a cada dia novas formas de melhorar a minha prática pedagógica, em pesquisa nos mais diversas mídias, transformando o ambiente escolar o mais próximo possível da realidade, tendo como principal foco o aluno.





__________________
Raquel Rodrigues Alves

Um comentário:

  1. Olá professora Raquel!

    Parabéns!

    Que bom que você conseguiu transformar sua prática a partir do seu estudo nesse Curso. Achei muito importante sua contribuição no memorial quando diz: "No lugar de massificar o que já existe inaugurar um novo mundo de aprendizado aonde a personalização não seja um mero narcisismo comunista, mas possibilidade de expressão e colaboração."
    A colaboração é um fator muito importantante para troca de experiência, outro ponto que você destaca é a oportunidade de autoria possibilitada a alunos e professores.

    Continue utilizando as TIC.

    Rosita

    ResponderExcluir