quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conceito de Curriculo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Curriculo

Conceituando Currículo e integrando Tecnologias


Assim que compreendemos o currículo, como um complexo cultural tecido por relações ideologicamente organizadas e orientadas.
Como prática potente de significação, o currículo é, sobretudo, uma prática que bifurca. Neste sentido não se pode conceber o currículo como prática de significação sem realçar o seu caráter generativo, inventivo. Como tal no seio do currículo, constituindo-o, os significado, os sentidos trabalhados, as matérias significantes, o subsídio cultural, são sempre e continuamente retrabalhado. “São traduzidos, transpostos, deslocado, condensados, desdobrados, redefinido, sofre, em fim, um complexo indeterminado processo de transformação”(Silvo, 1999,p.13).
É um fato que a prática introduz elemento e problema significativo sobre e a partir dos quais se faz necessário refletir em termos coletivos. Faz-se necessário perceber que o currículo indica caminho travessias e chegadas, que são constantemente realimentados e reorientados pela ação dos atores/autores da sena curricular. Neste momento veio, faz-se necessário dizer que tal atitude vai de encontro a qualquer processo de homogeneização curricular, que tende a criar certa névoa de generalização, sacrificando a visão das situações curriculares especificas e suas singularidades. As políticas e as ações curriculares precisam nutrir-se de uma mirada clínica, ou seja, um olhar focado nos movimentos singulares dos cenários sócioeducacionais.
Um currículo para a formação humana introduz sempre novos conhecimentos e não se limita aos conhecimentos relacionados às vivencias do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano. È aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, a serviço da diversidade. Currículo envolve conteúdo da área do conhecimento e as atividades necessária para que o aluno se aproprie desse conhecimento.
Cabe a escola a introdução de novas tecnologias informação e comunicação e conduzir o processo de mudança da atuação do professor no seu fazer pedagógico. O novo profissional da educação deve integrar melhor as tecnologias com afetividade, a humanização e a ética. Com isso ele será um profissional mais criativo, experimentador, orientador, dos processos de aprendizagem, de atividade, pesquisa, projetos, onde tenha a possibilidade de desenvolver situações instigantes, desafiadoras, que preocupa em solucionar problema e desafio, sendo flexível nos espaços e tempos individuais de seus alunos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Memorial reflexivo
Raquel Rodrigues Alves


Ao iniciar este curso não tinha muita afinidade e interesse com o mundo virtual, através da realização das atividades, hoje consigo interagir com os demais cursistas, utilizando a ferramenta blog, as mais variadas experiências vivenciadas no cotidiano escolar construindo coletivamente o conhecimento e buscando a utilização e integração das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
Realizando leitura no guia do cursista tive como um grande norte que contribuiu efetivamente na realização com êxito das atividades propostas. De acordo com Pedro Demo:
A internet é mais valiosa para a educação como matéria prima de construção do que como mídia. Assim, em vez de entrar em um ambiente pré-construído, que os próprios alunos construam seus ambientes. Em vez de configurar a um grupo centralizado a produção de material didático, que os próprios alunos, de forma descentralizada, produzam documentação pra ajudar os outros. Em vez de criar proibições, estimular as possibilidades e a responsabilidade cidadã de cada aprendiz. Em vez de teste de múltiplas escolhas, propor formas alternativas de avaliação qualitativa de projeto e não de pedaços desconexos de informação. No lugar de massificar o que já existe inaugurar um novo mundo de aprendizado aonde a personalização não seja um mero narcisismo comunista, mas possibilidade de expressão e colaboração.

Diante deste conceito, observei que a aprendizagem significativa se dá no momento em que o aluno ou professor consegue ser autor do seu próprio saber, produzindo a partir do saber empírico seu próprio texto e ou material proposto.
Utilizando a educação a distancia que tem como principal ferramenta de trabalho a internet, o aluno por sua vez se torna cada vez mais responsável em cumprir sua carga horária de estudo.
No meu primeiro contato com o curso tive um pouco de dificuldade, pois tudo na área da tecnologia para mim era novo, sabia apenas o necessário, hoje consigo manusear com facilidade a página do E-proinfo e hoje posso ousar na minha prática pedagógica melhorando o processo de aprendizagem dos meus alunos.
Atualmente nossos alunos têm contato com as tecnologias muito cedo, mudando seus modos de comunicação e interação. Percebe-se que a escola precisa mudar para acompanhar o ritmo dos seus alunos, desta forma temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI. Acredito que um dos grandes desafios é a mudança do papel professor, apropriando-se de uma maneira diferente, e que não seja só vinculada a dar aula.
Hoje busco a cada dia novas formas de melhorar a minha prática pedagógica, em pesquisa nos mais diversas mídias, transformando o ambiente escolar o mais próximo possível da realidade, tendo como principal foco o aluno.





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Raquel Rodrigues Alves

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Possiveis mudanças e possibilidades e contribuições das tecnologias

POSSIVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS
De acordo Pedro Demo a escola ainda está distante dos desafios do século XX. Na Escola, a criança escreve porque tem que copiar no quadro. Na Internet, escreve porque quer interagir com o mundo, A linguagem do século XXI – Tecnologia, Internet – Permite uma forma de aprendizado diferente. Isso tem sido chamado de aprendizado situado. Um aprendizado de tal maneira que apareça sempre na vida da criança. Aquilo que ela aprende, quando está mexendo na Internet, são coisas da vida. Quando ela vai para a escola não aparece nada. A linguagem que ela usa na escola, quando ela volta para casa ela não vê em lugar nenhum. Então a escola precisa mudar para acompanhar o ritmo dos alunos? Precisa e muito, não que a escola esteja em risco de extinção, não acredito que a escola vai desaparecer. Mas temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI, que não aparecem na escola. Eu acredito que uns dos grandes desafios e o professor, arrumar uma pedagogia na qual ele nasça de uma maneira diferente, não seja só vinculado a dar aulas. Todos os professores devem fazer parte desse guadro de mudanças e grandes avanços a partir da tecnologia. Faz necessário incentivar os alunos a desenvolver suas capacidades e habilidades de aprendizado. Este processo de mudança de atitudes é longo e com diferentes graus de evolução, devido á diversidade na formação dos professores.
Na Sociedade atual, desde cedo, muitas crianças estão em contato com as tecnologias, mudando seus modos de comunicação e de interação.
Percebe-se, dessa forma, que o processo de ensino e aprendizagem necessita de inovações e mediações para realmente atingir seus objetivos nesta sociedade em constante mudança.