quarta-feira, 14 de abril de 2010

Qem sou como Professor e Aprendiz?




Sou educadora e acredito no meu trabalho, a minha missão é transmitir conhecimento, valores éticos e morais, orientar, apoiar, despertar habilidades, desenvolver dons e formamos cidadãos críticos e conscientes. Compreendo o valor da educação e do educador para corresponder as necessidades dos educadores buscando aprimorar sempre os meus conhecimentos, através da leitura, cursos, diálogos com colegas e alunos ouvindo sugestões e opiniões.
O processo contínuo contempla três dimensões: a individual, a profissional e a social. A primeira considera a pessoa como um ser incompleto, que tem a capacidade de buscar seu potencial pleno e se desenvolver, aprendendo sobre si mesmo e sobre o mundo, na profissional, esta incluída a necessidade de todas as pessoas se atualizarem em suas profissões, todos os profissionais precisam se requalificar.
Na social, que é a capacidade de viver em grupo, um cidadão para ser ativo e participativo, necessita-se do acesso as informações e saber avaliar criticamente o que acontece. Temos que caminhar no conhecimento enquanto temos oportunidade e encontramos alguns alunos que desejam aprender de fato, isto nos leva a raciocinar o que é educação tem de melhor para oferecermos aos nossos alunos.
Procurando cada vez mais se atualizar aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, aos assuntos mais abordados, questionando-os e contextualizando-os a realidade de cada um. Sempre buscar interagir com os colegas de profissão onde possamos trocar informações, experiências, enriquecendo nossas aulas. Às vezes observo que minha metodologia não está atingindo o esperado na aprendizagem dos alunos, então busco sempre adequá-las para tornar a aprendizagem mais significativa e satisfatória para os meus alunos. Atualmente estamos sempre aprendendo, pois as informações e as tecnologias estão evoluindo de forma rápida, sendo usadas e melhoradas em todas as situações de nosso cotidiano.